terça-feira, 21 de novembro de 2017

Erival V. O Hino de Buriticupu e Tereza Rodrigues Braga

Hino de Buriticupu

        
Adiante Buriticupu,
Viva a memória do que aconteceu,
Em honra da instauração,
Pelo grande talento dos defensores teus.

Tua caminhada realizou na história,
Liberdade e glória pelos filhos lutadores,
Com o progresso da Nação
Devemos gratidão aos teus instituidores.

Refrão
Cidade amada, abençoada,
Terra adorada por ti sentimos paixão.
Tu és o fruto da experiência,
O teu principio foi a colonização.

Gente intemente que luta com vigor,
Animo e fervor, para vê – te florir,
No labor seguro da população
Tem intensidade pra te fazer progredir.

autoria de Tereza Rodrigues Braga

Quem foi Tereza Rodrigues Braga


"Tereza Rodrigues Braga nasceu aos 29 de Outubro de 1967, em Paulo Ramos-MA, onde aprendeu as primeiras letras. filha do humilde casal Antonio Zacarias Rodrigues e Maria Inês Rodrigues. teve uma boa educação cristã, e desde cedo se dedicou nas atividades da igreja. ora como catequista e ora como legionária e compositora. dedicada que era desempenhou um ótimo trabalho junto às Comunidades Eclesiais de Bases.
Casou-se com João Damascena Lima Braga com quem teve 4 filhos. resolveram mudar para o município de Santa Luzia-MA, onde escolheram o Povoado Arapari para residirem. ali moraram por um bom tempo até mudarem para o município de Buriticupu no ano de 1999. em Buriticupu Tereza continuou ativa nas atividades da igreja, nos trabalhos pastorais de catequeses.
em 2000, Tereza participou de um concurso para a escolha do Hino Municipal de Buriticupu. Autora de uma composição muito coerente, com melodia, letra e ritmo que descrevia a verdadeira história do município Tereza se tornou vencedora daquele concurso.
A talentosa compositora ainda venceu outros disputados concursos de musica dentre eles: o hino da Romaria da Terra e das Aguas, que aconteceu em 2011, esse hino se tornou o símbolo oficial para todo Estado do Maranhão. ela ainda compôs o hino oficial da Romaria das comunidades de Buriticupu e o hino da Romaria da Diocese de Viana, num evento ocorrido no município de Conceição de Lago Açu-MA.
Tereza Braga concluiu o curso de magistério na Escola São Francisco e como funcionária Publica trabalhava no Hospital Pedro Neiva de Santana em Buriticupu-MA
Adoeceu em Janeiro de 2009, e devido a complexidade do diagnóstico apresentado mudou-se pra São Paulo em busca de recursos de uma medicina mais especializada.
Contudo, apesar dos esforços da medicina e do otimismo e confiança aquela guerreira faleceu, após cinco anos lutando contra aquela enfermidade. o óbito ocorreu no dia 30 de Junho de 2014. o fato trouxe muita tristeza para a família e para todos os amigos."

AGUIAR, I.N. Buriticupu - Sua historia, geografia e características gerais - 42 anos de fundação e 21 anos de emancipação politica. Buriticupu: Kairós, 2015

                         A RELIGIÃO EM BURITICUPU


A religião na cidade de Buriticupu se apresenta de várias formas











Animais soltos Buriticupu

Segurança no Transito de Buriticupu

Animais Dispersos nas Ruas e Avenidas

   Em Buriticupu,a maioria dos acidentes que acontecem nas ruas e avenidas, e também as margens da BR-222, são causados por animais. Por conta de não ter um local específico, os animais acabam indo para as ruas gerando um transtorno para os condutores de veículos e também para os pedestres.

   Por conta de todo o transtorno que os animais causam nas ruas e avenidas de Buriticupu, vemos que maioria das pessoas envolvidas nos acidentes causados por animais têm um certo medo de se pronunciar e denunciar os animais para a Secretaria de Transito de Buriticupu.

   Vemos ao redor de Buriticupu que, os animais que estão nas ruas são, maioria das vezes, animais bem cuidados e podemos perceber que realmente tem dono e/ou sofre de abandono por causa, tamto da idade como estado físico do animal, que por sua vez não pode mais com quaisquer objeto/pessoa/carga que seja.

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

O buriti e o cupu

      O buriti ou também chamadas de coqueiro-buriti, buritizeiro, muruti, entre outras, é uma fruta que é designada da família dos arecáceas, é a palmeira nativa mais alta do Brasil e sua estrutura interna e externa é utilizada para meios sociais e de produção como as folhas usadas para cobertura de ranchos e o caule que fornece um líquido doce e róseo, que se transforma, por fermentação. Essa fruta se encontra em vários estados do Brasil, incluindo Maranhão.
     Já o cupu é o fruto de uma árvore originária da Amazônia, também chamada de cupuaçu ou pupuaçu, é uma fruta extremante apetitoso e bom típica da região norte do Brasil. O grande produtor de cupuaçu no município é o senhor conhecido por Chico Caxias, que cultiva mais de 20 mil pés de pupuaçu. O principal mercado consumidor é a ilha de São Luís-MA.

      Essas duas frutas foi que deu origem ao nome do município (Buriticupu), porque tinha muito buriti e cupu.




Referência:
AGUIAR, Isaias Neres. Buriticupu: sua história, geografia e características gerais – 42 anos de fundação e 21 de emancipação política. Buriticupu: Gráfica Kairós, 2015. (AGUIAR, 2015, p. 216).

História de uma das ruas mais antigas de Buriticupu – MA

       Nascido a partir de um projeto de colonização de governo maranhense aprovado em fins de 1971, o município de Buriticupu em 1994 e instalado em 1997. Portanto, no berço da história, com pouco mais de efetivos cinco anos de vida, Buriticupu ainda é recém-nascido. Entretanto, seu desenvolvimento em tão pouco tempo é mais um exemplo do vigor e das potencialidades das riquezas do nosso estado. É testemunho de que, com pessoas fortes, com ideais fartos e vontades firmes, nossas terras férteis comprovam que, em se plantando nelas, até cidades crescem.
Na construção desta rua, a empresa COMARCO teve um papel importante para o surgimento desta estrada, pois a empresa vinha de vários estados nordestinos que tinha como cultura dos moradores ruas largas e áreas com grandes espaços.
O tipo de arruamento adotado pela COMARCO levou em consideração a questão cultural dos seus moradores, que vinham de vários estados nordestinos, onde eram acostumados com ruas largas e terrenos espaçosos. Com isso, a COMARCO procurou manter no novo projeto as características das localidades de origem dos colonos.

Outras ruas que vieram a ser criadas logo em seguida foram as ruas do Comércio, da Liberdade, da Caeminha, da Palmeira, dos Sapateiros, da Mata, 7 de setembro, dos Motoristas, dos Carpinteiros, do Açude, do Nível Médio, da Saúde e do Nível Superior.

Rua do Comércio, as primeiras casas de Buriticupu.

Rua do Comércio. (Foto tirada no ano de 2017).
     Referência:
AGUIAR, Isaias Neres. Buriticupu: sua história, geografia e características gerais – 42 anos de fundação e 21 de emancipação política. Buriticupu: Gráfica Kairós, 2015. (AGUIAR, 2015, p. 216).

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

A historia da Arvore mais antiga de Buriticupu-MA

Alguns dos moradores mais antigos da cidade de Buriticupu-Ma, (Maria Isabel Da Silva e João Avelino). Relatam que a imagem desta arvore possui mais de 75 anos, ela está lá, mesmo antes da emancipação da cidade, que possui apenas 22 anos. Este também relataram que houve conflitos entre os colonos de defendiam a arvore, e os caminhoneiros donos de cerarias que queriam derrubar a arvore para aproveitamento da sua matéria. após os conflitos acabarem os colonos foram vencedores e hoje é considerado como monumento da cidade.

Segundo Núcleo

O povoado Segundo Núcleo, localizado as margens da BR-222, pertence ao município maranhense de Buriticupu. Possui Aproximadamente 1.200 habitantes (2010).Na qual vem crescendo ano após ano e nos dias atuais chega a um número  superior ao que no ano de 2010.
Cidades vizinhas: Alto Alegre do Pindaré Zé Doca , Santa Luzia Do Tide ,Santa Inês,Bom Jesus Das Selvas e Açailândia.  
Coordenadas:   4°18'59"S   46°17'51"W. 

Apresentamos abaixo algumas fotos de nosso povoado:



FONTE DE PESQUISA
Site: http://wikimapia.org/12687099/pt/Segundo-N%C3%BAcleo
Acesso: 19/10/2017.

É o segundo maior povoado do município,tão antigo quanto a própria cidade de Buriticupu,uma vez que foi fundado na mesma época do Projeto de Colonização.Localizado ás margens da BR-222,  o denominado ou ll NAA exerceu um papel significativo no aspecto administrativo, durante o período da colonização. Hoje, ele tem a sua importância reconhecida pelos munícipes

O grande povoado, que não para de crescer, fica a 20km da sede do municipio, tem um forte comércio, uma excelente produção agrícola e a indústria madeireira, que gera emprego e renda para os seus moradores.possui sete seções eleitorais, .    

Erival V. O Hino de Buriticupu e Tereza Rodrigues Braga

Hino de Buriticupu          Adiante Buriticupu, Viva a memória do que aconteceu, Em honra da instauração, Pelo grande talento do...