sexta-feira, 17 de novembro de 2017

História de uma das ruas mais antigas de Buriticupu – MA

       Nascido a partir de um projeto de colonização de governo maranhense aprovado em fins de 1971, o município de Buriticupu em 1994 e instalado em 1997. Portanto, no berço da história, com pouco mais de efetivos cinco anos de vida, Buriticupu ainda é recém-nascido. Entretanto, seu desenvolvimento em tão pouco tempo é mais um exemplo do vigor e das potencialidades das riquezas do nosso estado. É testemunho de que, com pessoas fortes, com ideais fartos e vontades firmes, nossas terras férteis comprovam que, em se plantando nelas, até cidades crescem.
Na construção desta rua, a empresa COMARCO teve um papel importante para o surgimento desta estrada, pois a empresa vinha de vários estados nordestinos que tinha como cultura dos moradores ruas largas e áreas com grandes espaços.
O tipo de arruamento adotado pela COMARCO levou em consideração a questão cultural dos seus moradores, que vinham de vários estados nordestinos, onde eram acostumados com ruas largas e terrenos espaçosos. Com isso, a COMARCO procurou manter no novo projeto as características das localidades de origem dos colonos.

Outras ruas que vieram a ser criadas logo em seguida foram as ruas do Comércio, da Liberdade, da Caeminha, da Palmeira, dos Sapateiros, da Mata, 7 de setembro, dos Motoristas, dos Carpinteiros, do Açude, do Nível Médio, da Saúde e do Nível Superior.

Rua do Comércio, as primeiras casas de Buriticupu.

Rua do Comércio. (Foto tirada no ano de 2017).
     Referência:
AGUIAR, Isaias Neres. Buriticupu: sua história, geografia e características gerais – 42 anos de fundação e 21 de emancipação política. Buriticupu: Gráfica Kairós, 2015. (AGUIAR, 2015, p. 216).

Um comentário:

Erival V. O Hino de Buriticupu e Tereza Rodrigues Braga

Hino de Buriticupu          Adiante Buriticupu, Viva a memória do que aconteceu, Em honra da instauração, Pelo grande talento do...